Os Empregos

CARREIRA DIPLOMÁTICA
"O ingresso na carreira diplomática se dá mediante concurso realizado pelo Instituto Rio Branco, órgão encarregado da seleção e treinamento de diplomatas".

CARREIRA DIPLOMÁTICA
28.11 . CARREIRA DIPLOMÁTICA: A PROFISSÃO DOS SONHOS.

. . . . texto: Marcio Angelotti :: fotos: Simon Plestenjak
     O ingresso na carreira diplomática se dá mediante concurso realizado pelo Instituto Rio Branco, órgão encarregado da seleção e treinamento de diplomatas.

          Aprovado no concurso, realiza-se um estágio de dois anos, organizado nos moldes de um curso de mestrado e entra-se para a carreira diplomática como Terceiro Secretário. Os cargos seguintes na carreira são os de Segundo Secretário, Primeiro secretário, Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e Ministro de Primeira Classe (Embaixador). O salário líquido inicial de um diplomata iniciante, ainda no cargo de Terceiro Secretário é de mais de R$10.000,00.

          Para se inscrever no concurso de admissão, o candidato deve ser brasileiro nato, estar em dia com o serviço militar e com as obrigações de eleitor, ter bons antecedentes e ter concluído, antes da inscrição, curso superior reconhecido, de graduação plena.

          O treinamento durante a carreira é intenso e contínuo, de modo a preparar o diplomata a tratar de uma série de temas, desde paz e segurança até normas de comércio e relações econômicas e financeiras, direitos humanos, meio ambiente, tráfico de drogas e fluxos migratórios, passando, naturalmente, por tudo que diga respeito ao fortalecimento doa laços de amizade e cooperação do Brasil com seus parceiros externos.

          Dominando esses temas, o diplomata deverá ser capaz de desempenhar suas funções: representar o Brasil, perante a comunidade de nações, colher as informações necessárias à formulação da política externa, participar de reuniões internacionais e , nelas, negociar em nome do país, assistir às missões no exterior, proteger os compatriotas e promover a cultura e os valores do povo brasileiro. Os cursos preparatórios visando a carreira da diplomacia são, em geral, muito caros e possuem uma carga horária intensa. O aspirante, durante o curso, não poderá fazer outra coisa além de se dedicar às matérias, de segunda à domingo, dia e noite. Qualquer coisa diferente disse torna quase impossível a aprovação no Instituto Rio Branco.

          Há um detalhe interessante. Não há idade limite para ingressar na carreira diplomática. Uma pessoa de quarenta, cinquenta ou sessenta anos pode, perfeitamente, ser um aspirante a diplomata.

Artigos complementares:
Maiores salários
Profissões do futuro
Profissões e salários

Compartilhe  

  Busca no site

 

Site patrocinado:
vinhos

___________________________________
home I oportunidades I treinamento I currículo I entrevista I eventos I links I vídeos I contato

Os Empregos.com.br - Todos os direitos reservados © 2012