17.01 . DICAS PARA TRABALHO EM TELEMARKETING. . .
. . . . texto: Marcio Angelotti :: fotos:
Simon Plestenjak
Telemarketing pode ser uma alternativa de emprego temporário, mas não é exatamente um trabalho fácil. Fique atento a essas dicas:
Agradável e sorridente. Demonstre senso de urgência. Tenha sempre à
mão lápis e papel para eventuais anotações, ou digite os
dados caso você tenha um computador e sistema que permita isso.
Identifique-se com seu nome, sem necessidade de dizer “alô”. Isso evita
perguntas desnecessárias do tipo “Quem está falando?”, “De onde é?”,
etc, tornando o atendimento mais rápido e eficiente. Esteja apto ao
atendimento a qualquer momento, mantenha a mente aberta, a ligação
pode tomar rumos que conduzam a oportunidades inesperadas. Saiba
aproveitar.
Capte detalhes importantes, que o permitam atingir
prontamente seu objetivo, na ligação. Responda diretamente as questões
e quando não tiver as respostas, diga a verdade e comprometa-se a
retornar o mais rápido possível. Mostre os benefícios do produto/serviço
e não apenas as características. Procure pelo específico. Certifique-se de
que você obteve respostas específicas às perguntas que fez. Vícios a serem evitados:
1) Comer, mascar chiclete ou fumar quando estiver falando.
2) Mobilizar a conversa, com atitudes autoritárias.
3) Recomendar produtos ou serviços que não satisfaçam as
necessidades dos clientes.
4) Discutir com o cliente.
5) Gírias.
6) Tratar com intimidade exagerada
7) Expressões repetitivas
8) Condicionais (poderia, faria, buscaria)
9) Gerundismo (estarei fazendo, realizando, buscando). Isso é
realmente péssimo.
10) Diminutivos (precinho, minutinho, etc)
11) Expressões que transmitam insegurança (acho que, pode ser que,
talvez, etc)
Artigos complementares:
Empregos em telemarketing
Emprego Grátis
Profissões e salários
Ganhar dinheiro
|