Os Empregos

gerenciando crises
"Todos nós somos responsáveis e se você tem medo, saiba que a grande maioria das corporações tem canais de ética."
. . . . fotos: Marco Pozzana

Empregos News

gerenciando crises
18.10 . LIDERANÇA EM UM MUNDO AMORAL . . .

Essa corrida presidencial, com escândalos atrás de escândalos no Brasil, mas também em outras partes do mundo, parece indicar um maior grau de tolerância da sociedade acerca de comportamentos amorais e antiéticos. Infelizmente, esses tipos de comportamento acabam gerando vantagens temporárias para certas pessoas.

Uma vantagem, mesmo não sendo da melhor maneira acaba parecendo uma alternativa em um mundo competitivo. E as pessoas podem achar que depois de atingirem o objetivo, voltam a agir corretamente. Enganam-se!

Uma vez aberta uma porta do lado errado, você sempre estará do lado errado. Não existe meio assassino ou meio criminoso. Matou é assassino. Foi só uma “vezinha”... ética é a mesma coisa. Não é para entrar em pânico, ninguém é perfeito. Mas procure seguir o caminho correto, tomar ações que se orgulhe. Pense se ficaria orgulhoso se o que fez sair no jornal antes de tomar uma medida mais forte. Você é o seu maior aliado, não se transforme no seu pior inimigo. E o que isso tem a ver com liderança? Tudo!

As empresas estão cada vez mais pressionadas por resultados e acabam pulando uma parte pequena mas necessária das atividades de liderança, a ética. E "esse probleminha" quebra empresa de bilhões. Quebrou a Enron, a Arthur Andersen e Vivendi, entre tantas outras. A BP está passando por maus lençóis e há indícios de negligência. E no mundo de hoje no qual a preocupação com a ecologia e o meio ambiente deveria ser a base de qualquer grande negócio? É porque algumas pessoas acham isso razoável. Mas você não precisa esperar isso de maneira passiva.

Todos nós somos responsáveis e se você tem medo, saiba que a grande maioria das corporações tem canais de ética. Você pode denunciar quem não é ético. Já é uma grande vitória tirarmos uma pessoa que faz algo errado. Além disso, acaba influenciando aquelas outras que ficavam na dúvida e acabavam se aproveitando de algumas oportunidades. Parafraseando uma grande mestre que tive no mestrado: “é ético denunciar quem não é ético”. E continuando, talvez seja o passo mais importante para que a ética seja preservada.

Com cada um dando um passo, podemos ter um mundo melhor, é sempre uma questão de escolha... e Liderança!



Artigos complementares:
Primeiros desafios de um novo líder
Liderança
Ser lider - o descobrimento

Compartilhe  

  Busca no site

 

 

Site patrocinado:
vinhos

 

 

 

 


___________________________________
home I oportunidades I treinamento I currículo I entrevista I eventos I links I vídeos I contato

Os Empregos.com.br - Todos os direitos reservados 2012 ©