Os Empregos

  Busca no site

 


Responsabilidade social:
Aquecimento Global
Meio Ambiente Urgente
Biologia

Site patrocinado:
vinhos

 

 

 

 

Empregos News

CAUSAS DO DESEMPREGO
01.06 .  
CAUSAS DO DESEMPREGO

Ouvir a palavra “desemprego” já assusta muita gente. Pensar na possibilidade de perder sua renda, e muitas vezes até parte de sua identidade não é nada fácil. Apesar de sabermos que é algo que pode acontecer com qualquer um, quando é com a gente passa a ser diferente. Mas é interessante entender os tipos de desemprego para poder fazer algo a respeito.

Em primeiro lugar temos estrutural, que é uma função da economia do país, ou seja, da capacidade de gerar empregos por ter empresas contratantes que demandem mão de obra. Depois temos o conjuntural, que depende de quanto estamos utilizando a capacidade de gerar empregos.

Para entender a diferença entre esses dois tipos iniciais de desemprego, pense em uma empresa que tem uma máquina que precisa de 10 pessoas por turno. Supondo que trabalhe três turnos, no máximo empregaria 30 pessoas. No entanto, se o mercado não está comprando muito, a empresa pode trabalhar em apenas um turno. Assim, a existência da máquina e os postos de trabalho para operar a máquina são questões estruturais. Por outro lado, se vamos trabalhar em um turno ou três, é uma questão conjuntural. Além desses dois tipos, também temos o tecnológico, no qual o empregado é substituído por máquinas. Temos o temporário, como no caso de empregos sazonais por safras, turismo, ajudantes para festas de fim de ano, entre outras.

O interessante de se entender os tipos de desemprego é pensar em como se situar para prevenir que você seja afetado por este. Por exemplo, quando escolhemos um emprego que é facilmente “mecanizável”, ou seja, que a tecnologia deverá um dia substituir o seu trabalho, é de se imaginar que o futuro pode estar comprometido. Se nós escolhemos uma área que o país não está investindo, a tendência é que no futuro não tenhamos tanta estrutura para absorver mão de obra, independente da conjuntura estar favorável ou não.

Se nós optamos por trabalhar em empregos temporários, temos de estar preparados para as épocas sem trabalho e ainda saber o que fazer se por acaso na próxima temporada não tiver emprego. Essas são algumas idéias para se pensar ao buscar um emprego ou para se evitar o desemprego. No entanto, muitas vezes temos ótimas oportunidades por irmos na contramão da indústria. Às vezes há áreas que estão reduzindo investimentos, mas que as oportunidades são ótimas, mesmo que com tempo de existência limitado.

Assim, nossa proposta nesse texto não é garantir que estaremos empregados sempre, ou dizer que temos de escolher um tipo de emprego ou outro, mas apenas nos ajudar a refletir antes de fazer uma escolha de emprego.

O desemprego é uma realidade para uma parte da população e há uma parte dessa estatística que é de nossa responsabilidade. É sobre esta parte que recomendamos pensar. Boas escolhas e boa sorte!

Compartilhe  

LIDERANÇA
"..Apesar de sabermos que é algo que pode acontecer com qualquer um, quando é com a gente passa a ser diferente."


________________________________________
home I oportunidades I treinamento I currículo I entrevista I eventos I links I vídeos I contato

Os Empregos.com.br - Todos os direitos reservados © 2013