02.10 . DESAFIOS DE UM NOVO LÍDER: GERENCIANDO CRISES . . .
Muitas pessoas gostam de trabalhar gerenciando equipes. E há diversas vantagens para um líder, poder aumentar a capacidade de geração de resultados, testar e desenvolver outras habilidades, aprender com a equipe. No entanto, nem sempre navegamos em mar de cruzeiro, ou seja, há também crises e conflitos que precisam ser gerenciados para que as vantagens de existir o time não sejam limitadas por problemas ou crises.
Existem muitas brincadeiras em relação a crises em equipes. Muitos falam que ter uma equipe é ótimo, o que atrapalha são as pessoas. Essa mensagem mostra o quão desafiador pode ser trabalhar em grupo, principalmente quando se é o líder e se quer o melhor do time. Cada um tem os seus interesses, motivações, problemas pessoais, dificuldades, habilidades e, acima de tudo, objetivos. Uma equipe, até certo ponto, é um pacote de recursos e problemas que o líder deve gerenciar para obter o melhor para cada membro bem como para a empresa. É importante lembrar sempre que o interesse maior é o da empresa, pois quando os interesses dessa são relegados, o líder esquece seu papel fundamental, só é líder porque a companhia te designou como tal. E mais, se a empresa começar a ter problemas por sua causa ou de seu time, você também é responsável.
Lidar com equipes nem sempre é muito fácil, mas entender que cada membro do time é um recurso da empresa e também uma pessoa com suas necessidades é um primeiro passo. Cada pessoa é única e tem a sua forma de contribuir. Um líder eficaz deve entender as características de seu time para obter o melhor de cada um e, permitir que cada um possa entregar o melhor de si. Não apenas para a empresa, mas para motivar os funcionários também. As pessoas, em sua grande maioria, precisam realizar coisas. Cabe ao líder entender como cada um pode fazer isso e ajudá-las a chegar lá. Há pessoas que precisam de pressão. Há outras que não devem ser perturbadas quando estão realizando alguma atividade. Há pessoas que precisam de atenção e outras que gostam de chamar a atenção. Entender esse ambiente ajuda e muito. Mas às vezes, mesmo fazendo tudo certo, surgem problemas.
Crise é uma questão recorrente nas empresas e um líder deve estar pronto tanto para perceber os primeiros sinais como para resolver os conflitos que surgem. Nesse sentido, é interessante perceber que quanto antes o líder conseguir agir, menos impacto o conflito gera para o time. A crise pode ser entendida como uma doença. Quanto antes tratamos, menos remédio e menos efeitos colaterais. No entanto, se há um aumento, se alastrando pelo time, as medidas podem ser muito mais severas e as consequências também.
Assim, um bom líder deve estar atento aos pequenos conflitos e principalmente os problemas que chegam diretamente a ele(a). Se um funcionário trouxe um problema para você, é porque já chegou a um ponto que a pessoa não mais tolera sozinha. Aproveite essa oportunidade que te deram para evitar que surja uma crise. Um bom líder não tem apenas de dizer o destino, mas deve ajudar a encontrar o melhor caminho para chegar lá.
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